Compartilhando bençãos

Você é o visitante número:

O iniciar de capítulos



Pus-me a refletir nos últimos dias sobre as semelhanças do iniciar dos Capítulos 1 e 3 do livro do profeta Jonas . “E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive” (Jonas 1:1-2); “E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive” (Jonas :1-2). Não obstante a isso, refleti sobre o que leva Deus a repetir o chamado feito outrora no passado em nossas vidas e o porquê do mesmo mandado ter de ser repetido.
Quando olho para a bíblia sagrada, no antigo testamento vejo Deus agindo na vida de uma nação, a nação de Israel. Todos os milagres, prodígios, sinais, maravilhas, foram realizados na vida de uma só nação ou tendo como protagonista esta nação. Entretanto a partir de Jesus Cristo a história passa a girar não somente em torno dos Judeus, mas também dos gentios. O Evangelista João registra isso “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:11-12)”.
Jesus Cristo, a partir de sua vida na terra, inaugura uma nova fase para a humanidade. Uma fase em que Deus passa a operar em todos aqueles que o receberam como seu Salvador e Senhor. E esta graça que de Deus foi manifesta, foi tão grande que o agir de Deus já não caberia mais em páginas de livros, por esta razão Deus permitiu que com o livro do Apocalipse se encerrasse o livro que chamamos de Bíblia Sagrada.
Entretanto, se por um lado a bíblia parou de ser escrita, o Deus das páginas sagradas jamais deixou de operar. Ele operou ao longo dos mais de dois mil anos após o nascimento de Cristo, seja na idade moderna ou na contemporânea, em todos os momentos Ele estava ali agindo, com milagres até maiores do que a bíblia registra. E continua a agir na contemporaneidade.
Penso que se Deus permitisse que a bíblia continuasse a ser escrita nos dias atuais, dentre as histórias que seriam contadas, a minha e a sua estaria lá. Tenho por certo que cada um de nós seria um livro sagrado, pois Deus opera em nossas vidas desde o levantar pela manhã, até o cair da noite. Se somos como um livro, a cada ano novo, é um capítulo novo escrito por Deus e assim as nossas vivencias vão possuindo uns mais outros menos capítulos mas Deus continua agindo na vida de cada um.
A cada capítulo que se inicia, Deus tem uma maneira muito característica de inicia-la. Tal qual Jonas a mensagem de Deus para com as nossas vidas é levanta e vai. É Impressionante como a cada virada de ano fazemos planos novos, projetos novos, propósitos novos com Deus, e todas as vezes que nos colocamos na presença dele Ele nos manda LEVANTA E VAI.
Apesar das semelhanças no iniciar dos capítulos 1 e 3, os finais dos respectivos capítulos são bem diferentes. E a diferença nos finais de cada capítulo, se deve a atitude do profeta em relação ao mandado de Deus. Enquanto no capítulo 1, Jonas desobedece a Deus e passa a enfrentar ventos, tempestades, é jogado ao fundo do mar e termina o capítulo no ventre de um grande peixe, no capítulo 3 Jonas obedece, prega a palavra e ao final do capítulo vê uma grande cidade se arrependendo e Deus tendo compaixão dela.
Iniciou se 2013 e já estamos do dia 13/01 e a mensagem de Deus para você neste ano é levanta e vai e faz tudo conforme eu te mandar. O iniciar do capítulo é semelhante, talvez igualzinho ao que você ouviu lá atrás quando Deus te pediu para orar mais, buscar mais, jejuar mais, entregar a sua vida a Ele sem reservas. Mas quem sabe você até hoje tenha desobedecido, e tem terminado sempre nas profundezas da tristeza e da depressão, sentindo-se como no ventre de um peixe. Deus está iniciando um capítulo novo na sua história.
O iniciar é dele e é igual para todos LEVANTA E VAI, porém o final você decide. Se escolheres o caminho da desobediência, andarás errante, viverás uma vida decadente, sofrerás prejuízos, tristezas, decepções. Entretanto se ouvirdes a voz de Deus, e fazer tudo conforme Ele te mandar, ao final do capítulo estarás colhendo os frutos e vivenciando a graça e a misericórdia divina sobre a tua vida e sobre a vida daqueles que te cercam.
Como está escrito no livro de 2 Crônicas “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7:14). A escolha é sua, tens o caminho da obediência e o da desobediência. O início do capítulo se dá com o mandado de Deus, mas o final do Capítulo é você quem determina o que queres. E aí, qual vai ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário